A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

20 fevereiro 2023

Ó MAR...

 

                                                                                (Fotografia da Internet)

 

“Porque cativas o meu olhar, ó mar?

Talvez…

Seja minha natureza também…

Ficar, simplesmente, no meio das coisas…

Mas… Sem jamais tirar a visão daqueles que também te admiram…

Ah! O mar…

Porque não és apenas uma massa de água revolta?

Porque és coletor do meu olhar?

Sim, muitos outros vão além do simples olhar…

E lançam redes sobre ti…

Inconscientes de que profanam um santuário de vida…

Eu cá, prefiro ser apenas teu simples contemplador…

Deliciar-me com os teus bramidos de espuma…

E continuar a sonhar…

Sobrevoando-te como as gaivotas que cruzam o ar…

Permite-me, pois, ser-te mais um farol…

E ainda que sem vontade e consciência…

Perceber-te, ao menos, avançar e recuar…

Qual pulsação de um coração que afunda suas mágoas…”


(In "Crónicas Mundanas...)

Sem comentários: