A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

15 janeiro 2023

IDIOTAS...

 

                                                                                                                          ('Post' da Internet)


"Eles vivem atualmente o seu maior momento de fama...

Acotovelam-se para terem 10 minutos de exposição...

Os canais de rádio e televisão estão abarrotados deles...

E cada vez são mais e mais valiosos...

A alguns até lhes chamam 'os famosos'...

Vendendo-se um idiota nacional (pelo que ele acha que vale)...

A quantia daria para reduzir acentuadamente a dívida pública nacional...

Mas por mais idiotas que já existam…

Não faltam candidatos e outros tantos seguidores...

Mas não pensem que este é um fenómeno de agora...

Os idiotas são antigos no cinema, na música e na literatura...

Bem, no desporto é moda mais recente...

E não, não chamemos para aqui a política…

Se não todos os outros idiotas jamais sobressairiam...

Mas, perguntar-se-ão:

Porque tantos idiotas, para que servem eles?

Simples...

Escolheram ser idiotas para alimentar outros idiotas!

Como o que o idiota diz não tem sentido nenhum...

O idiota, que o segue, ri-se para parecer alguma coisa que nem ele sabe o quê...

E claro, pela ausência de massa cinzenta...

E no final, são todos felizes!

Mas, numa coisa temos de dar algum mérito aos idiotas:

Não se conquista as massas com coisas inteligentes e verdadeiras!

Há, pois, uma espécie de idolatria da burrice...

Ou será outra 'palermia'?

O que nos parece preocupante...

É que hoje são os idiotas que falam por nós...

E mais...

Eles falam de tudo...

Tornaram-se verdadeiros 'experts' em qualquer matéria...

E seja mentira, ou não (e note-se que nem eles mesmo o sabem)...

Falam como se, de facto, tivessem uma opinião...

Admitimos...

Perdemos a batalha para os idiotas...

Eles conduzem o mundo...

E, infelizmente, para este mal, a ciência está muita atrasada...

Pois, ainda não conseguiu desenvolver uma vacina contra a idiotice!"


(In "Crónicas Mundanas...")

Sem comentários: