A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

24 dezembro 2022

QUERO PERTENCER!

 

                                                       (Fotografia da Internet)


“Hoje venho, apenas, dar sentido(s) àquela necessidade de pertencer...

De facto, a minha ausência...

Talvez, isolamento...

Ainda que necessária para o meu crescimento pessoal…

Afastou-me de um outro crescimento - o exterior...

Por assim dizer...

A verdade é que só através do contacto...

Com o outro...

É possível sentir…

Vivenciar que pertencemos a este mundo...

E, mais importante ainda, só através do outro, da coexistência…

Conseguimos mudar-nos a nós mesmos…

Sim, é um facto!

Existimos…

Somos, também, através da diferença...

Mas é a partir dessa diferença...

Quer do meio em que nos movemos...

Quer dos outros com quem nos confrontamos quotidianamente...

Que, afinal, nos construímos!

A possível fragilidade das relações está nas fronteiras...

Precisamos, pois, simplesmente, de dar o salto...

Superar as nossas barreiras, os nossos muros...

Os nossos medos...

Ou seja...

Integrar o novo, o diferente...

Mudar... Adaptar... Crescer!

Por isso...

Estou aqui convosco!

Quero pertencer!

Quero crescer!

É que sabem...

Sem esta atitude de querer pertencer...

A nossa vida é muito mais pobre!

Com este sentimento de pertença engajado...

Acreditem, percebemo-nos muito melhor a nós próprios...

Como que redesenhamos o nosso 'eu'...

E o nosso 'não-eu'...

Mas só no contacto com o outro podem surgir as escolhas...

As atitudes e as ações...

As próprias emoções...

Afinal, as relações...

Só em contexto com o outro experienciamos verdadeiramente o mundo...

A vida...

Sentimos a evolução...

Descobrimos o amor!

Ah, sim! Vamos falhar...

Errar…

Talvez até magoar os outros...

Magoar-nos...

Mas sabem...

Isso apenas acontece porque ainda não corrigimos a nossa comunicação...

Continuamos a comunicar uns com os outros muito rudimentarmente...

Falta...

Um pouco mais de verdade...

De expressar... O verdadeiro sentir... O profundo sentir...

Ou seja...

Comunicar com verdade...

O que verdadeiramente sentimos...

Ah! E sem quaisquer preconceitos...

Por outro lado...

A coexistência...

Não é, ainda, pacífica...

Porque nos limitamos a comunicar... À superfície...

Preferimos ficar na fronteira... Do sentir... E do explorar… Exteriorizar...

Parece que ainda não percebemos que as fronteiras humanas são muito flexíveis…

Maleáveis...

Ainda que... Complexas...

Por vezes... Mais complicáveis... Pois adoramos complicar...

Pois...

Temos de deixar de andar à superfície...

Mergulhemos, então, nas profundezas da intimidade...

Não fiquemos apenas pela racionalidade e pela objetividade...

Arrisquemos tocar os corações uns dos outros...

Claro, respeitando os limites...

Sejamos... Delicados...

E assumamos, tranquilamente, as nossas diferenças...

Todos sabemos quão diferentes somos uns dos outros...

Somos... Cada um de nós...

Seres únicos... Irrepetíveis...

Mas isso... Que é muito...

Deverá ser tudo o que nos deve unir!

Então... Parece(me) simples...

Respeitemos as nossas fronteiras...

As nossas diferenças...

A nossa essência…

A nossa individualidade...

Mas... Aprofundemos a nossa coexistência...

Choquemos mais uns nos outros...

Ao fazermos isso, estou convicto, que fortaleceremos os laços de pertença!

Ora digam lá se não é fantástico quando ocorre aquele encontro inusitado a dois...

E depois... Se não ocorre...

Oh! Simplesmente não acontece nada!

Pois... Digo-vos...

Foi o que aconteceu comigo...

Neste tempo em que continuo ausente...

Sim, como já referi...

Preciso recolher-me...

Todos precisamos de vez em quando...

Por vezes... Precisamos limar as nossas arestas...

As fronteiras...

Mas para crescer... Crescermos... Precisamos uns dos outros...

Eu cá não tenho dúvidas:

Eu preciso de vós!

De me expressar para vós... De vos ouvir...

De vos sentir!”


(In "Crónicas Mundanas...")

Sem comentários: