A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

23 dezembro 2022

PAIXÃO...

 

                                                                             ('Post' da Internet)


“Paixão…

É devoção intensa, ardente em permanente expansão…

Que quando não correspondida se guarda em segredo…

É o desejo de viver a cada instante, um romance permanente…

Ou apenas um ardor que se almeja constante…

Ainda que o tempo faça dela chama hesitante…

Sim, fui paixão!

Fiz tudo o que ela me permitiu…

Vivi-a como quem vive um festim sem fim…

Não fiquei a ver a vida passar…

Antes, reinventei a paixão…

E gozei-a em todos os sentidos…

Foi paixão carnal, amores platónicos, amores virtuais…

Tudo o que qualquer paixão de verdade confere…

Pobre do meu coração…

Como ele foi posto à prova, coitado…

Mas, saiu fortalecido…

Pois, degustou a paixão até ao tutano…

E hoje está imune à dor de qualquer pós-amor…

A paixão até pode magoar…

Incluso, deixar algumas mazelas…

Mas se for desfrutada de verdade…

É maior a gratidão que o vazio…

E no final não existem deceções…

Já que não houve cobranças, nem esperanças…

E acaba por ser muito mais real…

Como um simples breve respirar...

Pois, questionar porque nos apaixonamos…

Ainda sabendo que não vai durar para sempre…

É o mesmo que questionar…

Porque respiramos se vamos morrer…

E depois…

Nada precisa ser para sempre…

Basta valer a pena enquanto durar…

Ah! Preciso respirar-te, de novo, Ó paixão!”


(In "O amor... Sempre o amor...")

Sem comentários: