A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

15 novembro 2022

ADVERSIDADE vs. RESILIÊNCIA…

 

                                                      (Fotografia da Internet)


“Quantas vezes nos sentimos exaustos, desiludidos… Sem chão…

E pensamos que não poderemos continuar em frente?

Pois, saibam que acontece com todos nós…

É que às vezes a vida ultrapassa-nos…

E, por mais que lutemos, não vislumbramos a saída…

Como que nos sentimos atolados…

Mas, curioso…

Quando passamos por estas situações extremas…

É quando descobrimos a nossa verdadeira força…

De facto, nós humanos, por vezes vamos buscar forças onde parecem não existir…

É verdade… Temos sempre aquela alternativa:

Se não podemos mudar os factos, mudemos a maneira como reagimos!

E um bom ponto de partida é assumir a adversidade como uma oportunidade…

Que fique, pois, claro para todos…

Que a adversidade ajuda a construir a resiliência…

A resiliência não é o produto de uma vida simples…

Ela é, antes, forjada nas circunstâncias mais difíceis…

Quando expandimos as nossas forças para avançar, apesar de tudo e de todos…

Superar a adversidade ajuda-nos a sustentar a nossa força interior…

Somos o que somos por causa das experiências que vivemos…

E da maneira como lidamos com elas…

A adversidade tira-nos da nossa zona de conforto…

E permite-nos enfrentar com mais determinação a incerteza…

São as situações limítrofes que trazem à luz as nossas melhores capacidades…

Qualidades que de outra forma teriam permanecido na sombra…

A adversidade encoraja-nos, pois...

A superar os nossos limites e a descobrir um novo ‘eu’…

Meus caros, a adversidade é inevitável, faz parte da vida…

É por isso...

Que os problemas são uma excelente oportunidade para praticar a aceitação…

Para crescermos… Mais um pouco…

Para assumirmos que há coisas que não podemos mudar…

Mas ainda assim, podemos continuar a viver e até a desfrutar da vida…

A adversidade é um dos motores mais poderosos da vida…

Pode trazer o melhor ou o pior de nós…

Cabe a cada um de nós escolher o que fazer…”


(In "Crónicas Mundanas...")

Sem comentários: