A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

31 outubro 2022

SÓ SE VIVE UMA VEZ...

 

                                                          (Fotografia da Internet)


“E assim mais um dia se passou...

O sol poente...

Esse foi igualmente pródigo nas despedidas...

Derramando sobre mim os seus mais belos horizontes...

Afinal a simples grandeza da vida...

Olhando para trás...

Poderia apenas dizer...

«Ah! Quanto amei!»

E todos os dias foram cheios...

Sim, é verdade...

Bebi muitos cálices de dor...

Mas... Souberam-me, também, a néctar...

Tenho sido, também, um viajante solitário...

Quantos dias sem uma única companhia...

Quantas noites sem uma luz...

Mas tive sempre o consolo da minha ‘Mãe-Terra’...

Que com maravilhas sem fim sempre me aconchegou...

E... Devo também mencionar...

Em mais este dia que termina...

Os meus pares que tanto me fizeram Ser...

Ainda que meus semelhantes...

Quantas vezes me jazi derrotado perante eles...

No medo...

E na vergonha...

Mas justiça seja feita...

Foi com eles que muito aprendi...

E foram eles que me abriram as portas das celas em que me enclausurei...

Por isso...

Creio que hoje também posso afirmar...

Que ganhei o direito de ter nascido Homem!

Qual néctar divino que tem alimentado a Terra através dos tempos...

Mas hoje...

Depois de mais um dia...

Depois de tantas coisas que deixei para trás...

De tantos afetos...

Tantos amores...

Hoje...

Apetece-me... Simplesmente...

Apagar a luz do meu candeeiro...

Esquecer toda e qualquer recordação...

E adormecer num momento imortal...

Em busca do maior tesouro de sonhos sem fim...”


(In "Hipersent...")

Sem comentários: