A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

24 outubro 2022

SER... SER MULHER... HOJE... E SEMPRE!

 

                                                                               ('Post' da Internete - Quadro de Mondigliani)

 

“Mulher…

Se te dessem a oportunidade de poderes mexer na roda do tempo...

E voltares atrás...

Diz-me... Mulher…

O que mudarias na tua Vida?

Diz-me...

Deixar-te-ias... De novo...

Cair na tentação de te tornares na mulher perfeita?

Na mãe perfeita... Na amiga perfeita... Na profissional perfeita...

Deixar-te-ias... De novo...

Pressionar para seres, simplesmente, também tu bem-sucedida?

Diz-me...

Preferirias continuar a construir a tua longa lista dos afazeres quotidianos...

Ou, preferirias...

Simplesmente deixar de fazer...

Nada ter que fazer?

Dares-te, afinal, apenas mais tempo a ti própria...

Para fazeres coisas verdadeiramente importantes para ti...

Ah! Estenderes pela noite dentro aqueles beijos de simples boa-noite...

Deixares de reclamar todas as manhas por te levantares cedo da cama...

Quando podias passar um pouco mais de tempo com o teu amado...

Ou, simplesmente, contigo própria...

Passares momentos mágicos com os teus bebés... Bem junto ao teu corpo...

Antes que eles se tornem grandes de mais para permanecerem no teu colo...

E dançar...

Lembras-te?

Dançar até que as pernas te doessem...

E ainda assim...

Continuar como se não houvesse amanhã...

Pois... Mulher... Hoje...

Por favor...

Não Te esqueças... Hoje... Do Ser Humano que és!

Ah! E esquece, por momentos também, o humano...

Preocupa-te, enquanto ainda podes, em simplesmente... Ser!

Perde-te!

Nem que seja por um momento...

Perde-te em ti mesma!

Fica em paz com o mundo...

Mas... Fica em paz, sobretudo, contigo!

E já que poucos o são...

Sê ao menos tu... Gentil contigo própria!

Acarinha-te... Ama-te profundamente!

Deixa ir...

Deixa ir tudo...

Mas tu...

Fica!

Tu... Acredita em ti!

E passa mais do teu precioso tempo...

Sendo...

Do que fazendo!”


(In "Hipersent...")

Sem comentários: