A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

13 outubro 2022

SER MONTANHA...

 

                                                                                                        (Fotografia de Luís Borges)


"Da neblina em que te emaranhas...

Levanta-te, alma, e diz-me, afinal...

Qual é, na natureza espiritual…

O significado de seres montanha?

Eu que percorro as tuas graníticas entranhas...

Percebo a tua subjetividade ascensional...

E ainda que paralisada e estrangulada...

Sinto que te ergues em cumeadas tamanhas...

Ah! Nesse trágico de altivez...

Não serão as montanhas, porventura...

Tão íngremes, assim...

Por um simples abortamento de mecânica...

Afinal, a representação ainda inorgânica...

De tudo aquilo que parou em mim?

E no curso inquieto desta terráquea luta...

Quantos desejos férvidos de amor...

Não dormirão recalcados sob o horror...

Das tuas agregações de pedra bruta?

Seja o que for...

Eu sintonizo-me em teus relevos orográficos...

Inacessíveis aos humanos tráficos...

Onde as sementes amam permanecer...

Quem sabe, 'Alma-Montanha', se o que ainda não existe...

Não vive em gérmen no agregado triste...

Da síntese sombria do meu Ser..."


(In "A vida é um caminho... E deixa rastros...")

Sem comentários: