A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

15 outubro 2022

SER FELIZ... SER INFELIZ... ESCOLHA!

 

                                                         (Fotografia da Internet)


“Ser feliz ou infeliz é, na verdade, uma escolha de cada um…

Mas haverá por aí quem não queira ser feliz??

Ah! Todos queremos ser felizes!

É que esta é a nossa verdadeira natureza….

Na nossa natureza, todos queremos ser felizes…

Tudo o que fazemos, cada um dos nossos atos…

É para encontrarmos a felicidade de alguma maneira…

Alguns querem, simplesmente, servir os outros...

Outros querem ganhar muito dinheiro, porque é isso que lhes dá felicidade…

Seja o que for que cada um de nós esteja a fazer neste planeta…

Não importa o que seja, fá-lo porque isso lhe dá felicidade…

A felicidade é o objetivo fundamental da vida…

Mas o busílis da questão…

É que depois de termos feito tudo o que temos feito…

A felicidade, ainda assim, não acontece…

Porque será, então?

É porque os princípios fundamentais da vida se perderam…

Lembremo-nos como eramos felizes quando crianças…

Sem fazer nada, eramos felizes…

Pois, em algum momento, ao longo do caminho, perdemos isto…

Porque a perdemos, então?

Não será porque nos identificamos com demasiadas coisas à nossa volta…

E deixámos que elas passassem a fazer parte da nossa mente?

Aliás, aquilo a que chamamos ‘a nossa mente’…

É, na verdade, apenas coisas que adquirimos de situações exteriores à nossa volta…

Dependendo do tipo de sociedade e cultura a qual somos expostos…

Esse será o tipo de mente que teremos adquirido...

E a base de todo o sofrimento causado por isso…

É que nós estabelecemo-nos na inverdade…

Estamos profundamente identificados com aquilo que não somos nós mesmos…

Tudo o que existe na nossa mente, neste momento…

É algo que absorvemos e interiorizamos do exterior…

Mas não… Esse ‘lixo’ não faz parte de nós…

Nós, simplesmente, decidimos ficar com ele e identificámo-nos com ele…

E essa identificação foi tão forte que, agora, está a causar-nos sofrimento…

Não, não há problema em absorvermos esse ‘lixo’…

O que não podemos é identificar-nos com ele!

Vivemos num corpo que não nos pertence…

Ele foi-nos apenas emprestado, não é nosso…

 Vamos usá-lo por um tempo, então, aproveitemos e sigamos em frente!

Mas muitos ficam tão profundamente identificados com ele…

Que acham que ele, é ele mesmo!

Não é, pois, de admirar que quem pense assim, esteja a sofrer…

A base de todo esse sofrimento é que essa pessoa estabeleceu-se na inverdade….

E está profundamente identificado com aquilo que não é…

Pois… Chegou a hora de se descartar do que você não é!

Desidentifique-se com aquilo que você não é!

Quando não se sabe o que somos realmente…

Aí, poderemos procurar por isso…

E ao procurar-nos, a nossa imaginação correrá livre…

E não confiemos mais no que os outros possam dizer a esse respeito…

Será apenas mais uma infinidade de crenças sem fundamento…

A única coisa que podemos e devemos fazer é que:

O que quer que não sejamos, comecemos já a descartar tudo isso!

E quando tudo for descartado…

Ficará apenas o que não poderá ser descartado…

Ah! E quando chegarmos a esse ponto…

Já não haverá mais qualquer razão para o sofrimento!”


(Inédito)

Sem comentários: