A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

06 outubro 2022

SE EU NÃO VOLTAR MAIS POR AQUI...

 

                                                      (Fotografia da Internet)


“Se eu não voltar mais por aqui...

Não! Não haverão mais recomeços…

Nem mais pôr do sol, nem luar...

Mas… Ficarão coisas boas…

E sim, outras menos boas...

Ficará o meu sorriso...

O amor? Ah! Perdoem-me, mas esse levá-lo-ei comigo!

Ainda que deixe por cá muitos amores...

Só fico triste porque nesta passagem efémera…

O meu coração não encontrou o amor ‘pra’ vida...

Aquela alma que encaixaria na minha...

Talvez, por isso, sofri tanto por desamor...

E fui apunhalado por desilusões...

Sim, confesso também, errei muito e tantas vezes...

E muitas vezes a vida me deitou ao chão…

Mas outras tantas me levantei sem conta...

É! Perdi-me…

Mas, também, fui um achado...

Ainda que pudesse ter sido mais...

Mas… Se eu não voltar por aqui amanhã…

Saibam que…

Fui feliz... Ainda que, por vezes, infeliz…

Chorei… E ri…

 Iludi-me… E desiludi…

Enganei-me… E fui enganado…

Mas como disse:

Amei… Amei muito! E fui amado…

Por isso, se eu não voltar por aqui amanhã…

É porque parti… E com alguma satisfação…

Pois, a verdade sempre fez parte de mim…

E, talvez por isso…

O meu coração (também) parta… Em paz!”


(Inédito)

Sem comentários: