A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

16 outubro 2022

O FIM DA JORNADA...

 

                                                                                                        (Fotografia de Luís Borges)


“Quando finalmente se fizer silêncio...

E as luzes da cidade se extinguirem...

Quando o pano cair, finalmente, sob o palco da vida...

A urbe humana deixar-nos-á, então, indiferentes...

E ficarão, apenas, as recordações primordiais...

Os odores das estações...

Os tons do entardecer...

O canto das aves...

O murmúrio dos bosques...

E do mar...

Ah! O uivo dos lobos...

Mas, também, todas estas recordações...

Dormirão sob um crepúsculo solitário...

Ociosamente como um manto de oferendas...

De sonhos multicolores...”


(In "Hipersent...")

Sem comentários: