A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

28 outubro 2022

O COMBOIO DA VIDA...

 

                                                                 (Fotografia da Internet)


“Vislumbrei no crepúsculo da consciência...

O meu corpo a desbravar uma nuvem de fumo negro...

Vislumbrei...

Como me tenho deslocado à deriva...

Até de mim mesmo...

Vislumbrei aldeias...

Postes nas margens...

Os sons do anoitecer...

A vida foi, afinal, tornando-se mais densa...

E como mais uma sombra...

O meu corpo fundiu-se com a noite sem fim...

Os meus olhos são hoje apenas escuridão...

Resta-me, pois…

Continuar nesta minha errância sem destino...

Continuar nesta senda misteriosa a que chamam viver...

Será a mesma senda que me trouxe até aqui?

Com ténues contornos que não são mais que realidades ilusórias...

Ou meros vislumbres...

Ah! Que chegue rápido uma nova estação para mim...

Ou, um simples apeadeiro...

E que me leve para dentro da noite infinita...

Para lá dos limites da terra...

Para que eu me funda definitivamente...

Com o desconhecido...”


(In "Hipersent...")

Sem comentários: