A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

29 outubro 2022

O QUE VOU SONHAR ESTA NOITE?

 

                                                                                    (Fotografia da Internet)


“Eu gosto de preparar os meus sonhos como os artistas…

Com se fosse uma tela, uma composição…

Com a matéria sutil da noite e da minha alma…

Eu sempre tento todas as noites construir essas pequenas obras-primas…

Ainda que durem apenas o instante em que vão sendo sonhadas…

E que pena logo se apagarem sem outro vestígio na minha memória…

Como quem faz uma viagem, eu sonho sem ruído nem companhia…

Por mares, montanhas e até pelos astros…

Onde moram desde sempre heróis e deuses de todas as mitologias…

Ah! Quantos lugares, eu descubro nas minhas excursões!

Lugares recordados ou apenas imaginados…

Campos orientais atravessados por nuvens de pavões…

Desertos amarelos de pó, amarelos de sol, onde os camelos vagueiam sem rumo…

Avenidas cor-de-rosa, por onde cavalinhos emplumados conduzem coches policromos…

Sim, são tudo lugares inventados, feitos ao meu gosto…

Ah! Como eu adoro sonhar…

Sonhar com a vida, com aqueles que amo…

Ora, deixem-me cá pensar…

O que vou sonhar esta noite?”


(In "Crónicas Mundanas...")

Sem comentários: