A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

22 outubro 2022

FORMA PURA...

 

                                                                                                              (Fotografia de Luís Borges)


"Parecem simples inspirações repetidas...

Mas, são como a expansão da consciência...

Talvez conexões matemáticas infinitas...

De formas que assumem estruturas...

Da morfologia da extensão do próprio universo...

Que brota, afinal, da mesma fonte...

Da força da sabedoria de Deus!

Para percebermos esta grande verdade…

Precisamos ter uma compreensão mais ampla da natureza…

Saber ler o fruto da vida e o modelo do universo…

E mesmo o projeto de cada átomo e das estruturas moleculares…

Afinal, todos os aspetos da realidade…

Da evolução da consciência…

Do processo de evolução humana…

Ah! Forma pura da construção do tecido universal…

Tu que és ‘Matéria-Espírito’ consciente transcendente…

Porque apareces em nossos sonhos e visões...

Como se fossem hieróglifos?

Porque não nos ajudas a ver dentro de nós mesmos…

Nem que seja em forma de autoaceitação na nossa limitação...

As perspetivas limitadas do nosso Ser?

E, desse modo…

Podermos olhar através da janela das nossas crenças…

As enormes quantidades de emoções…

As enxurradas de imagens e de ensinamentos e inspirações…

Do nosso verdadeiro ‘Eu’ e do nosso potencial infinito…”


(In "Uma vida... E um par de botas...")

Sem comentários: