A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

21 outubro 2022

EU SOU O MEU CAMINHO!

 

                                                                                                                 (Fotografia da Internet)


“Na sociedade de hoje temos de ter o chamado ‘comportamento de manada’…

Sim, comportarmo-nos exatamente como todos os demais…

E ai de quem se comporte de forma um pouco diferente…

Passa a ser um sujeito estranho e a sociedade não gosta de pessoas estranhas…

As pessoas necessitam de se identificar com algum grupo…

E se somos diferentes, então, alguma coisa está errada…

E pior…

E quando nos conhecem?

Quando percebem a nossa mudança…

Quando não nos aceitávamos…

E agora passaram a ver, de repente, que nós nos aceitamos…

Este é o grave problema da sociedade contemporânea:

- Ninguém se aceita a si mesmo!

Todos preferem julgar-se… E julgar o outro…

 E se nós não nos julgamos a nós mesmos…

Se nos aceitamos tal como somos…

Acreditem, fica difícil viver em sociedade… Nesta sociedade…

A sociedade não tolera quem saia da manada…

Ela precisa de indivíduos... De números…

Quando há muitos números, as pessoas sentem-se bem…

Confortáveis… Mais seguras… No meio dos números…

É que quanto maior o número, mais as pessoas sentem que estão certas…

Elas até podem estar erradas, mas mais umas quantas pessoas estão com elas…

E, quando ficam sozinhas, grandes dúvidas começam a surgir…

Ah! Ninguém está comigo…

Será que eu estou certo?

Por isso afirmamos:

Ser um indivíduo hoje é um grande ato de coragem!

O indivíduo não se importa que o mundo inteiro esteja contra ele…

E muito menos se importa com os números, com quantas pessoas estão com ele…

O indivíduo importa-se com a validade da sua própria experiência…

Com a sua existência…

Pois, então, que o mundo inteiro pense como quiser…

O indivíduo não precisa da aprovação dos outros para sentir que está certo…

Mas é assim que a sociedade humana tem sido até agora…

É assim que ela nos mantém dentro da manada…

O que quer que a manada seja, nós temos que ser também…

Não são permitidas diferenças…

Porque as diferenças acabam conduzindo para o indivíduo…

Para o diferente!

E a sociedade tem muito medo do indivíduo e da diferença…

Pois isso, significa que alguém ficou independente do grupo…

Os seus deuses, os seus templos, os seus sacerdotes, os seus dogmas…

Tudo ficou sem sentido para ele…

E agora ele tem o seu próprio Ser e o seu próprio jeito... De ser…

De viver, morrer, celebrar, cantar, dançar… Amar…

Ele agora segue o seu próprio caminho…

E ninguém pode trilhar o seu próprio caminho junto com a multidão…

Só se pode caminhar sozinho…"


(In "Crónicas Mundanas...")

Sem comentários: