A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

22 outubro 2022

A PEDRA...

 

                                                                                     (Foto da Internet)


"A pedra…

Para os distraídos pode ser motivo de tropeço…

Para os violentos, uma arma de arremesso…

Os construtores usam-na para edificar…

Os agricultores?

Ah! Esses sentam-se nela para descansar…

Para as crianças por vezes é um brinquedo…

David usou-a para matar Golias…

Rodin… Fez dela ‘O Pensador’…

O ‘nosso’ Pessoa disse para as guardarmos…

E construirmos com elas o nosso castelo…

Mas seja em que circunstância for…

A diferença não está na pedra, mas no Homem que a usa…

Eu, por exemplo… Gosto apenas de as admirar…”


(In "Mil e um poemas...")

Sem comentários: