A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

27 outubro 2022

A FELICIDADE SÓ FAZ SENTIDO QUANDO É PARTILHADA…

 

                                                                                (Fotografia da Internet)


“Muitos me questionam porque me isolo tanto…

Não, nada tem a ver com quaisquer mecanismos neuróticos de evitação de contato…

O isolamento é mais para mim como uma polaridade da confluência...

Não se trata necessariamente de um afastamento físico…

É, sobretudo, um afastamento emocional…

Pois, muitas vezes preciso dessa distância do outro…

E depois… Simplesmente sinto-me bem sozinho… Comigo mesmo…

Sim, concordo, isso pode tornar-se num mecanismo neurótico…

Quando evitamos o contato como uma defesa ou uma solução para não sofrer…

Mas eu não sofro da ilusão de que me basto sozinho…

E claro que sinto a falta do contato com o outro…

Mas, como eu disse…

Faz-me sentir bem manter, por vezes, uma certa distância emocional…

E até criar um certo mistério sobre mim…

Admito que entrar em contato com o que me é diferente tem sido desconfortável…

Porém, tem sido também bastante transformador…

Percebi a tempo que algumas barreiras que construí para me proteger…

Me aprisionaram dentro da minha pequenez…

Por isso, hoje afirmo categoricamente:

A felicidade só faz sentido quando é compartilhada!”


(In "Crónicas Mundanas...")

Sem comentários: