A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

12 setembro 2022

TODOS SOMOS LOU SALOMÉ!

 

                                                                           (Fotografia da internet)


“Ah! Mas que mulher visionária e transgressora das convenções sociais…

Admirada por Nietzsche… Desejada por Rilke… Idolatrada por Freud…

Ou não fosse Mulher em pé de igualdade com homens brilhantes…

Bem te tentaram diminuir aos estereótipos...

E padrões alimentados pela cultura misógina…

Mas preferiste ser mulher transgressora, empoderada…

E, por isso, subestimada e incompreendida…

Sim, tu como muitas mulheres que foram deixadas à sombra dos homens…

Pena que a tua genialidade e o teu espírito indomável…

Não tenham sido suficientes para proteger-te das brumas do machismo…

Como dizias?

«Ousa, ousa… Ousa tudo!

Não tenhas necessidade de nada!

Não tentes adequar a tua vida a modelos…

Nem queiras ser um modelo para ninguém…

Acredita: a vida dar-te-á poucos presentes…

Se queres uma vida, aprende… A roubá-la!

Ousa, ousa tudo!

Sê na vida o que és, aconteça o que acontecer…

Não defendas nenhum princípio, mas algo de bem mais maravilhoso:

- Algo que está em nós e que queima como o fogo da vida!»

Brilhante, cara Salomé… Brilhante!

Como viveste a termo estas palavras…

Pois… Ainda hoje, no que diz respeito ao reconhecimento e emancipação da mulher…

Quanto à ausência de necessidade de estar constantemente conexa a um homem…

Não avançamos tanto assim!

Mulheres… Homens também, naturalmente…

Tenham como inspiração esta mulher de virtudes e defeitos multifacetados…

Deveras brilhante, porém humana como todos nós…

Que a sua determinação em combater os grilhões...

Que nos prendem às sombras da prepotência masculina...

Nos sirva como alento para seguir nessa mesma direção de independência…

Ainda que as trevas sejam escuras, não podemos deixar a nossa centelha apagar…

Mantenhamos, pois, sempre aceso o nosso fogo da vida…

Hoje, todos somos Lou Salomé!”


(Inédito)

Sem comentários: