A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

01 setembro 2022

SER FELIZ... DA MINHA JANELA...

                                                                                                       (Fotografia da Internet)
 

“Houve um tempo em que a minha janela se abria para um lago...

No lago nadava um linde cisne sem parar…

Nos dias límpidos, o cisne até parecia que nadava no ar…

Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa...

E sentia-me completamente feliz…

Houve um tempo em que a minha janela dava para um rio…

No rio passavam barcos carregados de flores…

Para onde iam tantas flores?

Diante de quem brilhariam, aquelas flores?

Eu ainda era mais criança...

E a minha alma continuava completamente feliz…

Houve um tempo em que a minha janela se abria para um lindo jardim…

À sombra das árvores corriam e brincavam outras crianças…

As crianças tinham tal expressão de felicidade no rosto…

Ainda que eu não participasse das suas brincadeiras...

Eu me sentia completamente feliz…

Hoje continuo a abrir a minha janela…

E vislumbro nuvens espessas…

Avisto crianças que vão para a escola…

Pardais que pulam de galho em galho…

Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais…

Às vezes, um avião passa…

Tudo parece continuar certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino…

E eu continuo completamente feliz…

Mas, quando falo destas pequenas felicidades que estão diante da minha janela…

Uns dizem que essas coisas não existem…

Outras dizem que essas coisas só existem diante da minha janela…

Pois eu sempre lhes digo:

Que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim…”


(Inédito)

Sem comentários: