A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

03 setembro 2022

SABER VIVER...

 

                                                                                        ('Post' da internet)


“Desde jovem, sempre escutei que devemos poupar para um futuro longínquo…

Concordo, pensar-se um pouco no futuro, está certo…

Mas, como dizia Thoreau: «melhore-se o momento presente!»

É que estamos vivos agora…

A mensagem que me difundiram é clara:

Não sacrifiquemos o dia de hoje pelo de amanhã…

Mas… Se nos sentimos infelizes agora…

Há que tomar alguma providência agora…

Pois só na sequência dos ‘agoras’ é que existimos…

Confessem:

Quantos ‘agoras’ foram perdidos e que não voltarão mais….

Quantos arrependimentos de não ter tido…

Não ter sido… Não ter decidido…

Porque não, então, fazer agora o que queremos fazer…

O que é mais importante para cada um de nós?

Ah! Não sentem já uma corrente de vitalidade percorrer-vos o sangue?

É agora, meus amigos… Sim, neste mesmo instante…

Mas… O que nos impede de agir no aqui e agora?

Será o medo a causa da ruína dos nossos momentos presentes?

Ou a insegurança que nós temos de nós mesmos…

Aqui, de novo, Thoreau tinha razão:

 «O que um homem pensa a respeito de si mesmo determina o seu destino»…

Ah! Deixemos de levar uma vida de desespero passivo…

E sejamos menos duros para com nós mesmos…

Simplifiquemos!

A vida sem risco não vale a pena…

A salvação é pelo risco…

Sem o qual a vida não vale mesmo a pena!”


(Inédito)

Sem comentários: