A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

14 setembro 2022

PAIXÃO...

 

                                                                                  ('Post' da internet - Quadro de Mondigliani)

“Podemos entender pureza como aquilo em que não há misturas…

Ou seja, só uma coisa…

Talvez por isso…

Kierkegaard dizia que a pureza de coração é desejar uma só coisa…

A ser assim…

A paixão é pura porque vive de uma coisa só: da pessoa amada!

O apaixonado só pensa na pessoa amada… Sempre!

Sim, podemos dar-lhe outras definições…

Por exemplo, Saint-Exupéry, chamou-lhe ‘cativar’…

Ah! Como é bom estar apaixonado…

Ainda que a paixão seja uma experiência estética…

A pessoa pela qual estamos apaixonados é sempre bela…

Não é que ela seja bela em si mesmo…

É o nosso olhar apaixonado que a torna assim…

Porque não vemos o que vemos, vemos o que somos…

A nossa amada é bela quando nos vemos belos ao seu olhar…

E aí… Ah! Aí surge o amor…

Pois, o amor começa quando colocamos uma metáfora poética...

No rosto da pessoa amada...

E que grande amor que é...

Quando contemplamos ternamente a pessoa amada…”


(Inédito)

Sem comentários: