A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

20 setembro 2022

MENTIRA!

 

                                                                                                                (Fotografia da Internet)


“Hoje tudo é mentira!

Mente-se em tudo e por tudo... E até por nada…

Mentira na política… Mentira nos governos…

Mentira nas promessas… Mentira nos orçamentos…

Mentira nas reformas... Mentira nas convicções...

Mentira nos homens, nos atos e nas coisas…

Mentira no rosto, na voz, no gesto, na palavra, na escrita…

Mentira nas instituições… Mentira nas eleições…

Mentira nos relatórios… Mentira nos inquéritos…

Mentiras nas estatísticas… Mentira nas soluções…

Mentira nas responsabilidades… Mentira nos desmentidos…

Chiça! A mentira é geral!

Vivemos o monopólio da mentira…

Até a história passou a ser um conjunto de mentiras…

Apenas se chegou a um acordo sobre alguns factos...

Pois é…

A mentira está de tal forma impregnada nas consciências…

Que se acaba por se não discernir a mentira da verdade…

Até os mentirosos já mentem a si próprios…

E os outros, os que não mentem, já não sabem se estão, ou não estão a mentir…

Vivemos, enfim, um ambiente de completa mentira…

Que, naturalmente, irá contaminar os vindouros, a posteridade…

 De tal modo…

Que no porvir será difícil acreditar que alguém fala verdade…

Pois todos mentiriam se estivessem no lugar dele…”


(Inédito)

Sem comentários: