A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

22 setembro 2022

EU NÃO TENHO IDADE...

 

                                                                                                        (Fotografia de Luís Borges)


"Alguns perguntam-me qual a minha idade...

E eu simplesmente respondo:

Eu não tenho idade...

Tenho apenas (alguma) experiência!

Cada ano vivido...

Tenho aprendido a lidar melhor com a vida...

E a vivê-la com mais intensidade...

Com mais paixão!

Aprendi, também, a lidar com os outros...

E a não dar tanta importância para o que não merece…

Aprendi que a opinião dos outros é apenas a opinião dos outros...

E que isso não interfere em nada na minha vida...

Se eu não permitir…

Aprendi a ser mais gente...

A estender a mão apenas quando me pedem ajuda...

A calar quando devo calar...

E a afastar-me quando já não pertenço ali…

Aprendi que a aceitação é uma das chaves-mestras desta existência...

E que ter um coração agradecido...

Faz, de facto, toda a diferença!

Aprendi, sobretudo...

A ser a minha melhor amiga...

E a ficar sempre do meu lado!

E, também... Aprendi a dizer e a ouvir um 'não' com sabedoria...

Aprendi que não devo esperar muito dos outros...

Bem pelo contrário...

Nada devo esperar!

Aprendi a manter a calma...

A consolar-me a mim mesma...

E a pedir ajuda quando esse consolo não for o suficiente…

E muito importante...

Aprendi a ouvir e a confiar na minha intuição...

Pois ela é a voz de Deus em mim!

Aprendi que eu não tenho nada...

Tudo é ilusão…

E com toda esta experiência...

Aprendi... Que só envelhecemos, de facto...

Quando nos fechamos para a vida...

E para o novo...

Quando nos opomos à mudança...

Quando nos tornamos radicais...

Impacientes e inflexíveis...

Quando nos conformamos com a nossa infelicidade…

É por isso que eu não tenho idade...

Tenho apenas... (Alguma) experiência...

Sim, tenho vida!

E cada ano que passa...

Aprendo a lidar melhor com ela...

E quanto mais aprendo...

Mais ela me preenche!"


(In "A vida é um caminho... E deixa rastros...")

Sem comentários: