A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

22 setembro 2022

ANTES SOLIDÃO ESCOLHIDA... QUE SOLIDÃO ACOMPANHADA...

 

                                                                    ('Post' da Internet)


“Quantas vezes nos sentimos sozinhos…

E mesmo rodeado de pessoas…

Mas, pior, é quando temos alguém ao nosso lado…

Que nos faz sentir ainda mais sozinhos…

É a chamada ‘solidão acompanhada’…

Quem se submeter a essa situação…

Provavelmente sentirá um enorme vazio…

E às vezes leva tempo para entender de onde vem esse sentimento de vazio…

O facto é que as feridas emocionais vão-se instalando suavemente…

E um sentimento profundo de culpa aparece frequentemente…

E aí… A solidão é sentida como uma rejeição…

E, pouco a pouco, sentimo-nos cada vez mais indignos de afeto…

Ah! Saia dessa enquanto é tempo!

Ou entrará num estado de apatia e perderá a alegria de viver…

E não caiam também no erro de tentar reaproximar-se do outro…

Pois, essa procura de conexão pode transformar-se em busca de aprovação…

O que acabará gerando uma dependência emocional…

Sim, é difícil acabar com tudo!

É que nas relações interpessoais, nada é preto e branco...

Aquela pessoa que hoje nos faz sentir sozinhos…

Outrora pode ter sido uma fonte de alegria, apoio e satisfação…

E essas lembranças fazem-nos ficar presos ao passado...

Evitando os problemas do presente…

É, pois, provável que nos acostumemos a essa situação…

Que tenhamos encontrado um equilíbrio dentro desse mal-estar…

E temos medo de que a nossa decisão piore ainda mais as coisas…

O hábito e as rotinas são motivos fortes...

Que nos mantêm presos a situações que nos magoam...

Amigos… Leitores…

A solidão escolhida, o desfrutar da nossa própria companhia...

É um presente extraordinário…

É um ato de auto-estima e muitas vezes até mesmo de sobrevivência…

O dar-nos uma oportunidade a nós mesmos...

É o melhor presente que podemos nos oferecer...

Aprendamos, pois, a gostar de nós mesmos…

Desfrutemos da nossa própria companhia…

E passemos a fazer as coisas que nos agradam e nos fazem sentir vivos…

É, afinal, um novo estágio de crescimento e descoberta…

Que nos ajudará a aceitar e fechar as feridas...

Deixadas por quem nos fez sentir ainda mais sozinhos…”


(Inédito)

Sem comentários: