A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

23 setembro 2022

ENVELHECER... COM 'ESPÍRITO MADURO'...

 

                                                                                                                     ('Post' da Internet)


“Para muitos envelhecer é um tormento…

É que o tempo não se detém e o seu maior pavor é perder o bem supremo…

Odeiam pensar que estão a ficar velhos…

E aos poucos vão sendo devorados por dentro também…

Não perceberam…

Que se congelarmos o tempo e nos encerrarmos nesse casulo…

Estaremos liquidados antes mesmo que a juventude acabe…

Seremos a nossa própria ficção….

Mas a realidade continuará à nossa volta…

E um dia acabarão por descobrir que estão fora dela…

Não! Se quisermos viver, não vegetar na prateleira das nossas fantasias…

Teremos de encontrar nessa aflição o que restou da nossa personalidade…

Pois ela é quem vai nos dar mais consistência...

E capacidade de crescer até o último raio de lucidez…

Só assim se pode ter algum controle, não sobre o tempo…

Mas sobre o quanto ele vai nos favorecer ou aniquilar…

Envelhecer não é decadência, mas transformação…

E, simplesmente, temos de nos preparar para isso…

Dispostos a encarar a existência como um todo…

Com diversos estágios, variadas formas de beleza e até de felicidade…

E… Com muita paciência…

Pois, isso tem de ser conquistado passo a passo…

Existir no tempo foi-nos mostrado como uma corrida infausta...

Cada dia uma perda, cada ano um atraso…

E por imaginarmos que as nossas últimas décadas são apenas decadência…

Reforçamos o tabu que reveste essa palavra….Velhice… Envelhecer…

Palavras significam emoções e conceitos, portanto preconceitos…

Detestamos ou tememos a velhice pela sua marca de incapacidade e isolamento…

É algo a ser evitado como uma doença…

Não deixa de ser tolo encarar o tempo como um conjunto de gavetas compartimentadas…

Nas quais somos jovens, maduros ou velhos…

Porém só uma delas, a da juventude, tem direito a alegrias e realizações…

Não, nada disso! Adquirir sabedoria e um sensato otimismo…

São coisas que só podem melhorar com o correr dos anos…

Mas predomina a ideia de que a velhice é uma sentença...

Da qual se deve fugir a qualquer custo…

E muitos preferem dizer que são velhos na idade, mas ‘jovens de espírito’…

Porque ser ‘jovem de espírito’ é melhor do que ter um «espírito maduro’ ou velho?

Não é fantástico ter mais sabedoria, mais serenidade…

Mais elegância diante de factos que na juventude nos fariam arrancar os cabelos?

Ah! O ‘espírito maduro’ é bem mais interessante do que o jovem…

Mais sereno, mais misterioso, mais sedutor…

E depois… A vida é sempre a nossa vida…

Seja aos dez anos, aos trinta anos, ou aos setenta…

Dela podemos fazer sempre alguma coisa mesmo quando nos dizem que não…

E só seremos velhos...

Se acharmos que merecemos menos de tudo que ainda é possível obter…

Então, porque não optarmos antes…

Por nos apaixonarmos pelo processo de envelhecer…

Tornando-nos, a cada dia, na nossa melhor versão…”


(Inédito)

Sem comentários: