A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

23 setembro 2022

AMA... CONHECENDO-TE A TI MESMO!

 

                                                                                                                     ('Post' da internet)


“Se pretendemos amar em plenitude… Até à exaustão…

Temos de nos amar a nós mesmos…

Mas, atenção neste ato de amor-próprio…

Podem acontecer inúmeros equívocos…

É que muitos confundem amor por si mesmo com egoísmo…

Mas isto só acontece se, antes de amar a si mesmo…

A pessoa não se conhecer a ela mesma…

Tal como amar a quem não se conhece…

Também constitui um grande equívoco…

Relações desta natureza cairão na necessidade de fuga de si mesmo…

  Assim, o verdadeiro amor, está muito mais relacionado a um encontro…

Ou melhor, a uma conexão…

Conexão implica complementaridade… E mútuo aprimoramento…

Tornamo-nos em pessoas melhores, na mesma medida…

Em que contribuímos para tornar os outros, também, em pessoas melhores…

E só podemos fazer parte deste processo, na mesma proporção…

Em que nos sentimos integrados com aquilo que essencialmente somos...

De novo, retornamos à questão do autoconhecimento...

  O princípio fundamental para amar o outro reside, pois...

Na capacidade de amar a si mesmo…

E, é impossível amar a si próprio, sem se autoconhecer…

Pois, aquele que não se conhece e não está integrado consigo mesmo…

Não possui a base necessária para amar…

E, inevitavelmente, confundirá amor com a fuga de si mesmo…

Ou seja, não vai se amar, mas autoafirmar para si…

Supostas verdades ou ilusões, que vão encobrir, na forma de disfarces…

A sua verdadeira realidade…

E, não vai amar o outro…

Mas, projetar nele, as insatisfações que não consegue assumir em si mesmo…”


(Inédito)

Sem comentários: