A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

20 setembro 2022

DAR PÉROLAS A PORCOS...

 

                                                                 (Fotografia de Luís Borges)


“Não dês pérolas a porcos…

Os porcos gostam mesmo é de lavagem…

E depois…

Eles não saberão o que fazer com elas…

Apenas perderás as tuas pérolas…

E eles não têm qualquer culpa disso…

Talvez nós, é que deturpemos tudo…

É como falar de amor a quem tem o coração cheio de amargura…

Ou de liberdade a quem sempre viveu engaiolado…

Não percamos tempo, pois…

Não demos pérolas a porcos…

Até para um asno a erva é melhor que ouro…

Mas, estejamos atentos…

Pois, se insistirmos em dar pérolas a porcos…

Há sempre alguém à espreita com esperança de as apanhar…

E depois…

Deixemos as ostras em paz!”


(In "Hipersent...")

Sem comentários: