A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

31 dezembro 2023

O SUPER-HOMEM-ATLETA NIETZSCHEANO…

 


“Tu que vais além de ti mesmo perseguindo o ‘além-do-Homem’…

Superando exclusivamente a ti mesmo…

Abres, afinal, um outro caminho para o Homem…

És, pois, um ‘esboço’ do ‘Homem-Novo’…

Ah! És para nós o ‘Super-Homem’ a que Nitctzche fez referência…

Um ‘Ser’ que se eleva acima da mediocridade…

Que vai muito além dos limites estabelecidos pela normalidade…

És aquele que acredita que é da utopia e do sonho…

Que se faz, também, a realidade….

Aquele que dá dignidade ao Ser…

Dando, assim, também um real sentido à tua Vida…

Aquele que deixa, afinal, a forma Homem para trás…

E se desfaz dessa casca que se tornou demasiadamente apertada…

Pois continua a sonhar e um dia talvez venhas a ser, também, um ‘Super-Atleta’!

Aquele que irá superar, também, a forma ‘Atleta’…

Superar todas as metodologias…

Toda a cultura desportiva que te procura prender em ti mesmo…

E negar os valores vigentes:

- Ousadia no lugar de segurança…

- Auto-disciplina ao invés de auto-piedade…

- Esquecimento em vez de ressentimento…

Contigo… ‘Super-Homem-Atleta’…

Todos os modelos serão deixados para trás…

Todos os ídolos serão quebrados…

E só restará espaço para a criação!

Serás, então, o Super-Homem-Atleta…

Que apreendeu o verdadeiro sentido do eterno retorno:

- O retorno da diferença…

A partir de ti, o Ser passará a afirmar-se na diferença…

O devir será o devir da potência na diferença…

Marcarás, assim, a fronteira que separa o declínio do último-atleta…

A partir de ti, o Atleta superar-se-á a si mesmo…

Superando os deuses olímpicos e todos os valores ascéticos…

Se para Nietzsche todos os deuses estão mortos…

Agora deverá viver o super-homem…

Pois… Que a partir de ti viva o Super-Atleta também!”


Sem comentários: