A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

09 outubro 2023

SEGUE... NÃO PARES... EM DIREÇÃO AO HORIZONTE INALCANÇÁVEL...

 

                                                                                                              (Fotografia da internet)

 

“Segue… Não pares…

E sonha fazer... O que poucos têm coragem de fazer…

Sim… Faz aquilo que te disseram que não conseguirias fazer…

E segue passo-a-passo... Em direção ao horizonte inalcançável…

Vamos, segue… Não pares…

Está longe?

Não interessa…

E muito menos interessa quanta força e vontade vais precisar para lá chegar…

Ainda que seja maior que os teus medos…

Sabes… A vida é isso… Seguir… Sem parar…

Se pensares que a tua vida, depende de lá chegares…

Tu chegas…

Vamos… Não pares… Segue…

Nem que seja preciso carregar sobre os ombros o peso do mundo…

E continuares a lutar pelo que consideras justo e correto…

Sem teres descanso ou tempo para secar as lágrimas…

Se não parares… Se seguires…

Levarás contigo a tua energia e a força a lugares onde és preciso….

Dores?

Ah! Aceita as dores para ti… E poupa aqueles que não as podem carregar….

Vais perceber mais tarde que essas dores…

Eram apenas sementes de gratidão quando ajudaste a curar alguém…

Não pares, então… Segue…

Pisa o chão que muitos não se atreveriam a pisar…

Vai… Não pares… Segue…

E enquanto segues… Dá…

Pois quem dá, recebe a dobrar…

E dá, também, sentido à tua palavra quando a deres…

Se dizes que fazes… Faz… Cumpre…

Não pares… Segue…

Se tiveres que sofrer, que sofras…

Se achares que não vais aguentar…

Vais ver que estavas enganado e que aguentas….

Vais sobreviver ao que achavas que te ia matar…

E se perceberes que tens muitas cicatrizes…

Só assim entenderás que, afinal, estás mais completo….

Não pares… Segue…

Vais ver que uma força que achaste não ter nos teus braços…

Sempre existiu e terás coragem para ir mais além…

Anda… Não pares…

Dá tudo o que tens… Pelo que parece ser nada…

Engana a morte com um sorriso impossível de arrancar…

Quando deres por ela…

Encontrarás a luz que sabias que existia…

E aí...

Ah! Aí alcançarás o horizonte inalcançável…”

Sem comentários: