A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

28 janeiro 2023

O MUNDO… A VIDA… ATRAVÉS DUMA JANELA FLORIDA…

 

                                                                         (Fotografia de M. Q.)


“Um poema é como uma janela…

Se não o lermos… Se não a abrirmos…

Ficamos mais distantes do mundo… Da vida…

Mas, não basta ler o poema… Abrir a janela…

Se queremos ler o mundo… A vida…

Abrir, afinal, as janelas da nossa mente…

É preciso sonhar…

Sonhar com o que se poderia ver antes que a janela se abrisse…

É que o mundo… A vida…

Não são apenas aquilo que vemos quando se abrem as janelas…

É, pois, desta janela florida que eu me abro para o mundo… Para a vida…

É através dela que espreito os dias…

E de cada vez que a abro a cada manhã…

É como se escrevesse mais um novo poema…

Numa página nova da minha vida...

Ah! Quem escreve um poema, abre também uma janela…

Respira profundamente…

O ar que entra por ela…

Como se invadisse uma cela abafada…

Não, não peço mais nada ao mundo… À vida…

Aceito o que ele… Ou ela transborda através desta janela florida…

Sem expetativas e muito menos ambições…

Tudo isso faz-nos crer o que não é…

Contento-me, pois, em simplesmente abrir esta janela florida…

E olhar o céu, o homem que passa…

A criança que corre para a escola…

Os pardais que voam sem rumo…

Os gatos que dormitam, sonhando com os pardais…

As borboletas refletidas no espelho do ar…

Às vezes, um avião passa…

E as nuvens escurecem o céu…

Mas, tudo está certo, no seu lugar…

Cumprindo o seu destino…

E eu… Desta janela florida…

Me sinto completamente feliz…

Ainda que alguns digam que a felicidade não existe…

E outros que só existem diante desta janela florida…

Sabem…

Para além de sonhar…

É preciso aprender a olhar…

Se queremos aprender a ler o mundo… A vida…

Então…

Quando voltares a abrir a tua janela…

Lembra-te:

Sonha… E simplesmente contempla…

O mundo… A vida… São muito grandes…

Mas ambos cabem na tua janela…

E por maiores que sejam…

Tu és a janela pela qual os deves ver…”


(In "Cronicas Mundanas...")

Sem comentários: