A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

11 novembro 2022

TEMPOS DE DESREGULAÇÃO EMOCIONAL…

 

                                                                                               ('Post' da Internet)


“Sabiam que o nosso cérebro tem duas formas básicas de processamento da informação?

- A primeira forma é mais instintiva, quase reflexa…

Uma reação imediata, geralmente explosiva…

A qual não passa pelo crivo do nosso juízo…

- A segunda reação, pelo contrário, é pensada, calculada…

Mesmo em situações de ‘alta pressão’…

Neste caso, o nosso ‘córtex pré-frontal’ e o ‘cíngulo anterior’…

Calculam e executam a melhor decisão…

Ou a melhor possível…

Enquanto o nosso ‘cérebro emocional’ dá cambalhotas de raiva…

O nome desta capacidade, é a ‘Regulação Emocional’!

Pois, porque trazemos este assunto hoje por aqui?

É que estamos a viver uma época em que, cada vez mais…

Assistimos a cenas lamentáveis de descontrolo…

E perda da capacidade de ‘Regulação Emocional’…

Com explosões inacreditáveis de raiva e agressividade…

Estamos a ser bombardeados na comunicação social e nas redes sociais...

Por mensagens e imagens...

Que estimulam a profundidade do nosso ‘cérebro emocional’…

A técnica é ‘estimular’ o nosso medo e o instinto de sobrevivência…

A sensação de medo, de ameaça iminente, desliga os circuitos da racionalidade…

O que permite o comportamento impensado…

Reflexo e direcionado a aniquilar aquele que nos ameaça ou ameaça a nossa família…

Passamos por um período em que esses circuitos foram ativados...

E levados ao stresse máximo…

Gerando reações paradoxais, com pessoas sem antecedente de explosões ou violência…

Está, pois, na hora de cicatrizar as feridas…

Diminuir o hiperestímulo…

Explicar que essas ‘provocações’ nos nossos medos e indignações mais profundos…

Estão a ter um efeito tóxico, separando amigos e famílias…

Trazendo à tona ódios que não são nossos…

Ou, se são, precisam de ser trabalhados com algum tipo de terapia…

Chega de manipulação dos nossos medos!

A essência do desenvolvimento psíquico é criar consciência…

A essência da psicose coletiva é transformar todos em bestas…

Que reagem sem pensar…

É nisso que você se quer transformar?”


(In "Crónicas Mundanas...")

Sem comentários: