A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

08 novembro 2022

E QUANDO O AMOR ACABA?

 

                                                                                 (Fotografia da Internet)


“Como é triste, como dói, quando um grande amor acaba…

E… Será que é mesmo o fim?

Como termos a certeza de que a relação terminou… Definitivamente?

Há quem diga que o que é real não tem fim…

Que o amor quando é verdadeiro é para a toda a vida…

Mas na prática não parece que seja bem assim...

O afeto até pode ser para a vida inteira…

Mas a vontade de estar junto, de somar, de construir, não!

O amor pode ser eterno, mas para dividir a vida, as alegrias, as dores…

É preciso sentir prazer na partilha e gostar profundamente da companhia do outro…

É, pois, natural quando uma das partes muda o seu jeito de pensar...

Sentir e agir no mundo…

Que a compatibilidade ceda lugar à incompatibilidade…

E com isso, o prazer de estar junto esmorece…

Mas, nenhuma incompatibilidade é capaz de anular o amor que sentimos…

Nenhuma mudança, evolução ou crescimento de uma das partes…

É capaz de apagar a importância que certas pessoas tiveram e têm nas nossas vidas…

Às vezes acontece apaixonar-nos por um outro alguém…

E essa paixão roubar-nos de nós mesmos e de todos os que nos cercam…

Ou quem sabe, uma mudança de cidade, ou apenas um tropeço na calçada…

Se tudo pode acontecer a qualquer momento…

Se nunca somos os mesmos quando acordamos pela manhã…

Se um homem não se banha na água de um rio duas vezes…

Porque teimamos em não aceitar que o amor também se transforma…

E que assim também as relações amorosas às vezes terminam…

Pois… Talvez seja mesmo possível amar uma pessoa, mas não gostar mais dela…

E isso deixa qualquer um desorientado…

Traz uma sensação incomoda de traição…

Mas continuar a fingir que se ama é pior que fingir um orgasmo…

Então, o melhor talvez seja mesmo levantar a cabeça…

Manter a mente quieta, o coração tranquilo…

E cada um seguir o seu caminho…

Esvaziando o coração para que um novo amor possa entrar…

Não para ocupar o lugar do outro…

Mas para nos voltar a fazer a acreditar no amor…”


(In "O amor... Sempre o amor...")

Sem comentários: