A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

05 novembro 2022

COM AMOR E UMA PITADA DE LOUCURA… DIVERTIMO-NOS NO JOGO DA VIDA…

 

                                                                                                                 (Fotografia da Internet)


“Os Sentimentos Humanos certo dia reuniram-se todos para brincar…

O ‘Tédio’, esse, começou logo por bocejar três vezes…

Porque a ‘Indecisão’ não chegava a nenhuma conclusão…

Aí, a ‘Desconfiança’ tomou o controle…

Que vale é que estava lá a ‘Loucura’…

E logo propôs que brincassem às escondidas…

A ‘Curiosidade’ quis logo saber todos os detalhes do jogo…

E a ‘Intriga’ começou a cochichar com os outros…

Pois, entendia que certamente alguém ali iria enganar…

Ah! Mas o ‘Entusiasmo’ saltou de contentamento…

E convenceu a ‘Dúvida’ e a ‘Apatia’, ainda sentadas num canto, a entrarem no jogo…

A ‘Verdade’ achou que isso de esconder não era correto…

E claro, a ‘Arrogância’ fez cara de desdém…

Pois a ideia não tinha sido dela…

E o ‘Medo’ preferiu não se arriscar…

E, como sempre, perder a oportunidade de ser feliz…

Mas o jogo lá começou…

O ‘Otimismo’ escondeu-se no arco-íris…

E a ‘Inveja’ ocultou-se junto à ‘Hipocrisia’…

Sorrindo fingidamente que estava a odiar tudo aquilo…

A ‘Preguiça’… Ó, essa foi a última a esconder-se…

A ‘Generosidade’ quase não conseguia se esconder porque era grande…

E queria abrigar mais meio mundo…

A ‘Culpa’ ficou paralisada, pois já estava mais do que escondida em si mesma…

A ‘Sensualidade’ meia se escondeu…

Escolheu um lugar bonito e secreto para saborear o que a vida lhe oferecia…

O ‘Egoísmo’ achou um lugar perfeito onde não cabia mais ninguém…

A ‘Mentira’ disse para a ‘Inocência’ que ia se esconder no meio da mata…

Onde coitada da inocente acabou por se perder…

A ‘Paixão’, como não poderia deixar de ser…

Meteu-se na cratera de um vulcão…

O ‘Esquecimento’… Já nem sabia o que estava ali a fazer…

Foi, então, que a ‘Loucura’ começou a procurar…

E, um a um, lá foi achando todos…

Até que ao remexer num arbusto frondoso ouviu um gemido…

Era o ‘Amor’, com os olhos feridos pelos espinhos…

Mas a ‘Loucura’ tomo-o pelo braço e seguiu com ele…

Espalhando a beleza pelo mundo…

Desde então, o ‘Amor’ é cego e a ‘Loucura’ acompanha-o para todo o lado…

Juntos fazem a vida valer a pena…”


(In "Crónicas Mundanas...")

Sem comentários: