A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

24 novembro 2022

A NÓS HOMENS… OS SUPOSTAMENTE E EXIGIVELMENTE FORTES…

 

                                                                                                                  (Fotografia da Internet)


“A nós homens, ninguém nos pergunta como estamos…

Como foi o nosso dia…

Se nos sentimos bem…

Se desejamos conversar um pouco…

Se precisamos do nosso espaço por um momento para ficarmos a sós…

Afinal. nós homens, também desejamos ser admirados, valorizados…

Respeitados e reconhecidos por uma mulher…

Quantas vezes em silêncio guardamos as nossas tristezas…

As nossas inseguranças, as nossas frustrações e inquietações…

Sim, os nossos erros e, inclusive, os nossos medos…

Quantos de nós somos máquinas de trabalho quotidianas…

Em que ninguém vê o esforço, os sacrifícios…

A intrepidez que buscamos para dar o nosso melhor ao lar, aos filhos…

É que dar segurança, comprometimento, pagar contas…

Isso não é ‘coisa’ exclusiva de Homem…

E depois…

Ainda temos de controlar as nossas emoções…

Não, um homem não chora!

Temos de ser eternamente corajosos…

É que nós somos os fortes…

Ah! Quantas desilusões trazemos nos nossos peitos apertados…

Somos Homens, de facto…

Mas também sentimos... Também precisamos de um aconchego…

Assumamos…

Quantas vezes precisamos de uma mão que nos segure…

De um ombro que nos permita chorar e poder desabafar…

Um abraço, um... Amo-te…

Também nos cai bem…

Digam lá, Homens?

Nós não somos esse ’cliché’ de macho duro, que tudo resolve…

Que o tempo enrijece…

Nós também somos seres emocionais…

Que necessitamos expressar o que corre dentro de nós…

Somos sensíveis, desejamos ser aceites, desejamos ser amados…

Muito para além de respeitados…

Ah! Que bom é receber um carinho, um mimo…

É que tal como uma mulher…

Nós também temos um coração…

Que ama, sofre…

E precisa de afeto!”


(In "Crónicas Mundanas...")

Sem comentários: