A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

30 outubro 2022

VELHA... OU ANCIÃ?

 

                                                                 (Fotografia de Luís Borges)


“Velha… É quem perdeu a jovialidade…

Anciã… É quem, como eu…

Tem o privilégio de viver uma longa vida!

Velha… É quem passou a vida a dormir…

Anciã… É quando a passámos a sonhar!

Velha… É quem deixou de ensinar…

Anciã… Por sempre estar disposta a aprender!

Velha… É aquela que só tem saudade…

Anciã… Pois continuo a fazer planos!

Se fosse velha… A minha vida acabaria a cada noite que termina…

Mas como sou Anciã…

A minha vida renova-se a cada dia que começa!

Amigos… Quando envelhecerem…

Vivam uma vida longa…

Mas, por favor… Nunca fiquem velhos!”


(In "A vida é um caminho... E deixa rastros...")


P.S. Em homenagem póstuma... Descansa em paz, Alma Anciã...

Sem comentários: