A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

19 outubro 2022

SÓ SEI... QUE NADA SEI!

 

                                                                                                                           ('Post' da Internet)


“Já dizia o velho Sócrates que quanto mais sabemos, menos sabemos…

O responder ‘não sei’, pode ser, de facto, uma resposta muito profunda…

Inclusive como resultado de várias tentativas de saber…

Pois, vai construindo uma certa ignorância douta…

A ignorância daquele que sabe muito mais que a maioria…

E, por isso, tem menos certezas do que ela…

Quem tem muita certeza das coisas, normalmente, pensa pouco…

São pessoas de ideias fechadas…

Ah! Isto do ‘não saber’ tem muito que se lhe diga…

É que o ‘não saber’ pode ser tanto uma representação de ignorância…

Quanto de conhecimento…

Pois aquele que mais procura o saber…

Acaba sempre se deparando com a imensidão da dúvida…

O conhecimento permite-nos ver mais longe…

E entender que o que não sabemos…

É sempre maior do que o que se sabe…

Por isso, os que são cheios de certezas…

Não sabem coisa alguma…”


(Inédito)

Sem comentários: