A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

20 outubro 2022

SEM AMOR... NÃO HÁ ATOR...

 

                                                                                                                (Fotografia da Internet)


“Saber sair de cena é um dos conhecimentos que todos deveríamos aprender…

E depois, saber fazê-lo…

Demonstra bom senso, amor-próprio, coragem… Liberdade!

Concordamos, nem sempre é fácil perceber que o nosso tempo chegou ao fim…

Nem sempre conseguimos acreditar que aquilo que queríamos…

Afinal, não era para nós…

Nem sempre conseguimos abrir mão dos nossos sonhos…

Dos nossos planos, desejos e expetativas…

Saber sair de cena, mesmo que isso nos cause muita dor…

É, pois, algo que precisamos aprender…

É preciso aprender a parar de insistir naquilo que não é para nós…

É preciso aprender a aceitar que…

Apesar de desejarmos muito uma coisa, nada garante que ela seja nossa…

É preciso aprender a sair de cena quando tudo já foi dito, esclarecido…

E que não há mais lugar para ‘atores’ naquela história…

É preciso aprender a aceitar as frustrações, os desejos desfeitos…

E, simplesmente, fazer as malas e partir para outra…

Saber, afinal, que ali já estamos a mais…

Sim! Sair de cena é uma das decisões mais difíceis e dolorosas que existem…

Afirmamo-lo por experiência própria!

Ah! Como desejávamos que aquela história não tivesse fim…

Mas, sem dúvida, também…

Mais vale a dor advinda de um afastamento sadio…

Que a humilhação de permanecer num lugar onde não somos mais bem-vindos...

É que todos merecemos um amor recíproco, inteiro, verdadeiro…

E não nos esqueçamos do amor próprio!

Daí, ser muito importante discernir se se deve ou não permanecer…

Basta olhar os pequenos gestos…

Pois esses dão-nos pistas se devemos ou não permanecer…

Então, sobretudo, num cenário de amor…

Lembrem-se o que cantou a Nina Simone:

«Você tem de aprender a sair da mesa…

Quando o amor já não está sendo servido»…”


(In "O Amor... Sempre o amor...")

Sem comentários: