A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

20 outubro 2022

OS 'PROCUSTOS' DESTA VIDA...

 

                                                                                                                            ('Post' da Internet)


“’Procusto’ é um personagem da mitologia grega…

Que simboliza a negação da ciência e a relativização da vida humana…

O nome ‘Procusto’ significa ‘o esticador’…

Em referência ao castigo que aplicava às suas vítimas dizendo a elas:

«Se te destacares, cortarei os teus pés…

Se demonstrares ser melhor do que eu, cortarei a tua cabeça»…

Este mito deu origem ao síndrome de ‘Procusto’…

Síndrome que encontramos hoje de forma disseminada…

No ambiente de trabalho, académico ou político…

E que vai muito além do conceito de ‘oportunismo’…

Porque é uma conduta que destrói quem é mais adaptado e inteligente…

E tudo isso, por mera arrogância e estupidez…

A síndrome de ‘Procusto’ faz, pois, referência…

Às pessoas que menosprezam quem é superior a elas em talento e habilidades…

E mais, não hesitam em discriminá-las e até mesmo em persegui-las…

São pessoas que não prosperam nem deixam os outros prosperarem…

A metáfora de ‘Procusto’ representa, pois…

O puro egoísmo do ser humano em relação ao seu próximo…

Os ‘Procustos’ de hoje ferem o nosso bom senso…

Exigindo-nos que nos adequemos aos seus delírios…

São criaturas cruéis que geram constrangimentos…

Claro, sobra-lhes autoestima…

Por isso, tenham alguma atenção quando se cruzarem com um ‘Procusto’…

Pois eles usam todas as suas energias para limitar as nossas capacidades…

São exterminadores de sonhos, são repressores de esperanças…

Manipuladores psicológicos e mestres da agressão encoberta…

Mas apesar de cada vez mais existirem ‘Procustos’ por aí fora…

O recomendado é mantermos distância sem jamais render-nos a eles…

Antes, libertemo-nos dos grilhões dos ‘Procustos’…

Ampliando o nosso conhecimento…

Acrescentando atitudes positivas a nós mesmos e ao mundo…

Todos nós nascemos com algumas habilidades…

Importa agora é desenvolvê-las…

E encontrar o ambiente mais adequado para tirar proveito em liberdade…”


(In "Crónicas Mundanas...")

Sem comentários: