A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

01 outubro 2022

MITO...

 

                                                                                                                         ('Post' da Internet)


“O que é Mito?

Quem é que sabe…

Alguns dizem que é a expressão do inconsciente…

Mas, o mito é como uma espécie de caminho…

É que se partirmos do mito, chegamos onde quisermos…

Eu cá, sou fascinado pelo mito de Dionísius…

Dionísius, Filho de Deus nuns mitos…

Filho de uma mulher mortal noutros…

Se não conhecermos os mitos jamais entenderemos, por exemplo, a loucura…

Por isso Dionísius está muito presente na atualidade em que vivemos…

Ainda que um Dionísius muito sombrio…

Pois, a componente ‘mal’ da psique parece que anda à solta por aí…

Afinal, a componente profunda que existe em todos nós…

É que estamos perante a ausência de um elemento fundamental da psique:

- O elemento feminino, que é a Sófia…

Vivemos um período muito sem amor, muito sem compaixão…

Não que Dionísius seja uma figura permanentemente manchada pelo mal…

Muito do Dionísius sadio persiste também, felizmente…

Ai de nós se uma grande parte de Dionísius sadio não permanecesse viva…

Mas, a parte da componente ‘mal’, que existe em todos nós, anda mesmo desvairada…

Temos de aceitar o mal, mas não podemos deixá-lo solto…

A ponto de sufocar as outras componentes da psique que compõem o bem…”


(Inédito)

Sem comentários: