A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

12 outubro 2022

CHEIRO DE MUNDO...

 

                                                                             (Fotografia da Internet)


“Hoje ao acordar…

Senti que alguma coisa tinha acontecido na (des)ordem do mundo…

Eu, de despertar difícil, saltei da cama muito bem-disposto e leve…

E, por um momento, assustei-me com a sensação indizível que sentia…

Durante alguns minutos nada me aconteceu…

Mas de repente senti que em mim a matéria começava a transformar-se…

Palpitações excedentes abalaram o meu coração e eu mal conseguia respirar…

E logo em seguida penetrou-me um cheiro tão monumental…

Que pensei se não me teria enlouquecido a imaginação…

Eram como milhões de cheiros em simultâneo...

Não os conseguirei descreverei a todos…

Mas entre todos os cheiros que senti, um cheiro enorme se destacou:

- Um cheiro de mundo!

Tenho dificuldade em descrevê-lo em toda a sua complexidade…

Mas penso que era um cheiro branco, inodoro, perfeitamente ortodoxo…

Não podia, porém, precisar de onde ele vinha…

Mas, os cheiros não paravam de me invadir as minhas narinas…

Os cheiros mais estranhos, os mais doces, os do amor, os da solidão…

Inclusive, um cheiro de nascimento…

Provavelmente de alguém que nascia naquele instante particular do mundo…

Curioso também…

Só não conseguia sentir bem, no meio daquela sinfonia de cheiros…

O aroma das coisas obviamente cheirosas como as flores e as mulheres em geral…

O perfume do mar, por exemplo, esse eu já sentia em toda a sua frescura, azul, infinito…

Ah! Tantos cheiros, tantos…

E depois senti um cheiro de sobrenatural…

Um cheiro de éter, um cheiro de cristal transparente em vibração…

Um cheiro de luz antiga, ainda fria dos eternos espaços…

Por onde passara no seu caminho para a Terra…

Ah! Que sensação maravilhosa…

O mundo cheirava todo para mim, só para mim…

A dançar na manhã azul perfeita, embriagante…

E dentro do mundo senti um cheiro mágico de Paz…”


(Inédito)

Sem comentários: