A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

16 setembro 2022

TRISTEZA... NÃO TEM FIM...

 

                                                                                 (Fotografia da internet)

“Hoje foi mais um dia em que acordei triste…

Mesmo sabendo que o sol brilhava lá fora…

Convidando-me para a festa de viver…

Ainda assim, acordei triste e tive preguiça para me levantar…

Não encontrei energia, nem sequer para sentir culpa pela minha letargia…

E venha quem vier para me animar…

Será só mais um que não tolera a tristeza…

Nem a minha, nem a dele, nem a de ninguém…

Ah! Já não podemos estar tristes hoje em dia…

A tristeza já nem é considerada uma anomalia do humor…

Agora até parece uma doença contagiosa…

Que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma…

Mas, a verdade é que eu não acordei assim tão triste…

Seria apenas uma suave melancolia… Está tudo bem!

Mas quando fico triste… Também está tudo bem…

Para mim, ficar triste é um sentimento tão legítimo quanto a alegria…

É um ar da nossa sensibilidade, que tanto busca o riso, como a solidão…

Mas, note-se, estar triste não é estar deprimido… Não confundamos…

Depressão é coisa muito séria, contínua e complexa…

Estar triste é estar atento a si próprio…

Sim, podemos estar desapontados com alguém ou connosco mesmos…

Ou, simplesmente, sentirmo-nos frágeis, sem uma qualquer razão aparente…

Pois, parece que é melhor forçar um sorriso…

Dizer que está tudo bem…

Todos afastam a tristeza, mas poucos a enfrentam de facto…

Por isso, preferem antes não compreendê-la…

 Optam por disfarçá-la, sufocá-la…

Ela que, humildemente, só quer usufruir do seu direito de existir…

Claro que é melhor ser alegre que ser triste…

Mas fará sentido privar alguém de sentir o que seja?

E depois… Há dias assim…

Tem dias que não estamos nem aí…

Que nos deixem, pois, no nosso canto… ‘Tristando’…

Que a quietude é, também, armazenamento de força e sabedoria…

Para enfrentar outro dia…”


(Inédito)

Sem comentários: