A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

04 setembro 2022

FUTURO... SEM MUNDO...

 

                                    (Fotografia da internet)

“Não! Eu cá, não quero saber do futuro…

Imagino que muita gente pretenderá ter esse desejo…

Mas eu não!

Ainda que ele seja a eterna promessa que os nossos passos perseguem…

Como se quiséssemos sentir o destino…

Mais do que o futuro…

O meu problema é que estamos a ficar mais sem mundo…

Sim, o mundo… Este mundo e não outro mundo…

É que andam por aqui uns quantos…

No presente…

Que o chutam que nem uma bola de trapos…

Uns brincam com ele como se fosse uma brincadeira de índios e cowboys…

Outros… Espremem-no como se fosse um limão…

Vivemos, pois, num mundo sem fundo…

Sem terra, sem água, sem ar… Sem alma…

É disto que se trata e jamais de futuro…

Mas, se és senhor do tempo… Ó Futuro!

Que permitas transcender este mundo…

Por nós que agora experienciamos por aqui…

E pelos outros:

Os outros que virão depois…

Se houver um depois.”


(Inédito)

Sem comentários: