A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

04 setembro 2022

CONTOS DE FADAS... TAMBÉM SÃO EDUCAÇÃO...

 

                                                                            ('Post' da internet)

“Contos de fadas...

Sim, aquelas antiquíssimas histórias populares…

Que enriqueceram a alma de milhões de crianças… E adultos…

Relatos plenos de fantasia que nos falam de realidades e mitos arcaicos…

Que transcendem a linguagem, a raça, a geografia e nos embalam…

Eles abrem-nos, através da imaginação, olhos e medos para a vida real…

Mesclada de momentos bons e ameaças sinistras…

Experiências divertidas e outras dolorosas…

Algumas também na infância…

Na realidade, nem sempre os fortes vencem e os frágeis são anulados:

- A força da inteligência de pessoas ditas ‘fracas’…

Inúmeras vezes derrota a brutalidade dos ‘fortes’ menos iluminados…

Porém o mal existe, a perversão existe…

Confundindo critérios que antes nos orientavam…

Cabe a cada um de nós, à família, à escola…

E a qualquer pessoa bem-intencionada…

Reinstaurar alguns fundamentos de vida e instaurar novos…

Hoje existe uma tendência para uma educação ‘imbecilizante’…

Segundo a qual só se deve aprender brincando…

A escola passou a ser quase um pátio desordenado…

E a falta de respeito reproduz o que acontece em casa…

Foi esta mesma corrente de pensamento…

Que mutilou histórias infantis arcaicas como a do 'Chapeuzinho Vermelho':

- Agora o Lobo acaba amigo da Avó…

E nada de devorar a velha, nada de abrir a barriga da fera e retirá-la outra vez…

Todos na mais santa paz, tudo de brincadeirinha…

Ah! Como não é assim a vida…

Modificam-se textos de cantigas como «Atirei o pau ao gato»…

Transformando-a num ridículo «Não atire o pau no gato»…

Porque o gato é bonzinho e nós também o devemos ser…

É que hoje todos temos de ser politicamente corretos…

Ah! O mundo não é assim!

Coisas más e assustadoras acontecem a todo o momento…

Por isso, as crianças e jovens devem ser preparados para a realidade…

Não com pessimismo ou cinismo…

Mas com a força de um otimismo lúcido…

O medo faz parte do existir e do pensar…

Não precisa ser terror da violência doméstica, ou da violência nas ruas…

Mas o medo natural e saudável que nos faz cautelosos…

Pois nem todo o mundo é bonzinho…

Adultos e mesmo crianças podem ser maus…

E uma dose de realismo na educação das crianças...

Ajudará a dar-lhes o necessário discernimento…

Habilidade para perceber o positivo e o negativo…

E poderem escolher melhor…

Temos muitos adolescentes infantilizados pelo excesso de proteção paterna…

Temos jovens adultos incapazes porque quase nada lhes foi exigido…

Nem na escola, nem em casa…

Talvez tenha lhes faltado a essencial atenção e interesse dos pais…

Na onda de que «tudo está numa boa»…

Há que dar a volta por cima, mudar algumas posturas e opções…

Exigir mais de nós mesmos e dos nossos filhos…

De professores e alunos, dos governos, das instituições…

Ou vamos transformar as novas gerações em fracotes despreparados…

Vítimas fáceis das armadilhas que espreitam de todos os lados…

No meio do honrado e do amoroso…

Que também existem e precisam de se multiplicar…”


(Inédito)

Sem comentários: