E PORQUE (TAMBÉM) SOMOS PROFESSORES...
UMA OUTRA REFLEXÃO SOBRE O REGRESSO ÀS AULAS...
“Para quem gosta de aprender
pedagogia…
A cozinha é uma boa sala de aula…
Pois, para se cozinhar um bom prato…
Mais do que qualquer bom ingrediente,
ou técnica…
O que é preciso é criar fome…
Sim, leram bem, ‘ criar fome’!
É que o comer não começa com a comida…
O comer começa com a vontade de comer…
Em primeira instância, come-se, porque
se tem fome…
Se não temos fome é inútil ter comida…
Mas se temos fome e não temos comida…
Sempre arranjamos forma de arranjar comida…
Seria bom, pois, que antes de entrarem
numa escola…
Alunos e professores passassem por
uma cozinha…
É que os cozinheiros podem dar boas lições
aos professores…
O verdadeiro cozinheiro é aquele que
sabe a arte de produzir fome…
E depois… Sem fome, o corpo recusa-se
a comer…
Mas, atenção… Isto é básico na
pedagogia:
- Toda a experiência de aprendizagem deve
iniciar-se com uma experiência afetiva…
É a fome que põe em funcionamento o ‘aparelho
pensador’…
E fome é afeto!
O pensamento nasce do afeto… Nasce da
fome…
Mas note-se: não confundir afeto com
beijinhos e carinhos…
Afeto, do latim ‘affetare’, quer
dizer ‘ir atrás’...
É o movimento da alma na busca do objeto da sua fome…
A fome que faz a alma voar em busca
do fruto sonhado…
Os sentidos provocam-nos o desejo...
É assim que ficamos, também, com fome…
E provocado pelo desejo, a nossa
máquina de pensar põe-se a funcionar…
Registem isto, por favor:
- O pensamento é a ponte que o corpo
constrói a fim de chegar ao objeto do seu desejo!
Se não tivermos desejo, a nossa
máquina de pensar fica parada…
E, também, se alguém nos der de comer…
De igual modo, a nossa máquina de
pensar não funciona…
O nosso desejo, neste caso, realizar-se-á
através de um atalho…
E sem que tenhamos necessidade de
pensar…
Então, registe de novo, por favor:
- Se o desejo for satisfeito, a
máquina de pensar não pensa!
Assim, realizando-se o desejo, o
pensamento não acontece…
A maneira mais fácil de abortar o
pensamento é realizando o desejo…
Esse é o pecado de muitos pais e
professores…
Que ensinam as respostas antes que as
crianças façam perguntas…
E se não encontrarmos, de imediato,
solução…
E se o desejo continuar…
A nossa máquina de pensar tratará de
encontrar mesmo a solução…
Todos os meios técnicos são extensões
do corpo:
- As bicicletas são extensões das
pernas…
- Os óculos são extensões dos olhos…
- Os talheres são extensões das mãos…
Então, algo que deve registar,
também, por favor:
- Os conhecimentos são extensões do
corpo para a realização do desejo!
E já agora, registe mais isto, por
favor:
- Os conhecimentos que não são nascidos do
desejo…
São como uma maravilhosa cozinha na
casa de um homem que sofre de anorexia!
Um homem sem fome jamais acenderá o
fogão…
E não haverá comida para ninguém
naquela casa!
A tarefa do professor é, pois, a
mesma do cozinheiro:
- Antes de dar a faca e o queijo ao
aluno, devemos provocar a fome…
Se ele tiver fome, mesmo que não haja
queijo…
Ele acabará por fazer uma máquina que
o ajudará a pensar para arranjar comida…”
(Inédito)
Sem comentários:
Enviar um comentário