A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

16 setembro 2022

A ARTE DE ENSINAR... ATRAVÉS DA FOME...


E PORQUE (TAMBÉM) SOMOS PROFESSORES... 

UMA OUTRA REFLEXÃO SOBRE O REGRESSO ÀS AULAS...


                                                                                                         (Fotografia da internet)

“Para quem gosta de aprender pedagogia…

A cozinha é uma boa sala de aula…

Pois, para se cozinhar um bom prato…

Mais do que qualquer bom ingrediente, ou técnica…

O que é preciso é criar fome…

Sim, leram bem, ‘ criar fome’!

É que o comer não começa com a comida…

O comer começa com a vontade de comer…

Em primeira instância, come-se, porque se tem fome…

Se não temos fome é inútil ter comida…

Mas se temos fome e não temos comida…

Sempre arranjamos forma de arranjar comida…

Seria bom, pois, que antes de entrarem numa escola…

Alunos e professores passassem por uma cozinha…

É que os cozinheiros podem dar boas lições aos professores…

O verdadeiro cozinheiro é aquele que sabe a arte de produzir fome…

E depois… Sem fome, o corpo recusa-se a comer…

Mas, atenção… Isto é básico na pedagogia:

- Toda a experiência de aprendizagem deve iniciar-se com uma experiência afetiva…

É a fome que põe em funcionamento o ‘aparelho pensador’…

E fome é afeto!

O pensamento nasce do afeto… Nasce da fome…

Mas note-se: não confundir afeto com beijinhos e carinhos…

Afeto, do latim ‘affetare’, quer dizer ‘ir atrás’...

É o movimento da alma na busca do objeto da sua fome…

A fome que faz a alma voar em busca do fruto sonhado…

Os sentidos provocam-nos o desejo...

É assim que ficamos, também, com fome…

E provocado pelo desejo, a nossa máquina de pensar põe-se a funcionar…

Registem isto, por favor:

- O pensamento é a ponte que o corpo constrói a fim de chegar ao objeto do seu desejo!

Se não tivermos desejo, a nossa máquina de pensar fica parada…

E, também, se alguém nos der de comer…

De igual modo, a nossa máquina de pensar não funciona…

O nosso desejo, neste caso, realizar-se-á através de um atalho…

E sem que tenhamos necessidade de pensar…

Então, registe de novo, por favor:

- Se o desejo for satisfeito, a máquina de pensar não pensa!

Assim, realizando-se o desejo, o pensamento não acontece…

A maneira mais fácil de abortar o pensamento é realizando o desejo…

Esse é o pecado de muitos pais e professores…

Que ensinam as respostas antes que as crianças façam perguntas…

E se não encontrarmos, de imediato, solução…

E se o desejo continuar…

A nossa máquina de pensar tratará de encontrar mesmo a solução…

Todos os meios técnicos são extensões do corpo:

- As bicicletas são extensões das pernas…

- Os óculos são extensões dos olhos…

- Os talheres são extensões das mãos…

Então, algo que deve registar, também, por favor:

- Os conhecimentos são extensões do corpo para a realização do desejo!

E já agora, registe mais isto, por favor:

 - Os conhecimentos que não são nascidos do desejo…

São como uma maravilhosa cozinha na casa de um homem que sofre de anorexia!

Um homem sem fome jamais acenderá o fogão…

E não haverá comida para ninguém naquela casa!

A tarefa do professor é, pois, a mesma do cozinheiro:

- Antes de dar a faca e o queijo ao aluno, devemos provocar a fome…

Se ele tiver fome, mesmo que não haja queijo…

Ele acabará por fazer uma máquina que o ajudará a pensar para arranjar comida…”


(Inédito)

Sem comentários: