A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

21 agosto 2022

FADO VADIO...


“Já nem sei o porquê do fado vadio…

Sei que nessa noite bebemos um bom vinho…

De uma casta especial que nos adocicou as amarguras da vida…

Mas, porquê o fado vadio?

Ah! Já me lembro...

Porque o fado fala da dor, de saudade…

Da vida feita em pedaços, qual melodia orvalhada…

Ah! Mas nesse dia…

O sol brilhou...

E os nossos corações falaram mais alto…

Partilhámos segredos sem voz…

E com o silêncio que bebemos da natureza…

Toda a tristeza se calou…

E se falámos em fado vadio…

Só poderia ter sido pelas lágrimas cansadas…

De quem muito andou e vislumbrou!”


(In "Hipersent...")


Nota: Dedicado a alguns amigos que muito contribuíram para a minha felicidade um destes dias...

Sem comentários: