A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

28 fevereiro 2023

HÁ QUE REINVENTAR A ESCOLA!

 

                                                                                                                (Fotografia da Internet)


“Ah! Escola, Escola…

Por andas tu?

Os pais sempre educaram por identificação, por amor…

E, sobretudo, através do seu exemplo…

O professor não tem essa identidade, mas traz outras referências…

Os valores para a vida não podem ser só familiares…

Eles precisam também ser sociais…

Nenhuma relação é mais educadora do que as relações que acontecem na Escola…

A Escola é o Educador em si mesmo…

E quando se fala tanto em democracia…

Ou melhor, na falta dela…

A cidadania completa deveria ser o principal objetivo da Educação…

Formando cidadãos capazes de discutir os fins de uma vida comum…

Ao invés de continuar a formar apenas bons trabalhadores…

Pois, isso exige muito investimento… E tempo…

A boa educação é cara…

Mas a educação ruim tem um custo ainda mais alto para a sociedade…

E depois…

Quem mais necessita dela é sempre quem não pode aceder a ela…

Hoje a maioria das pessoas não têm livros em casa…

Não têm acesso a oportunidades culturais…

Não poderá ser a Escola (também) um lugar para concretizar essas dimensões?

É que a Escola é o espaço por excelência para articular todos os lugares sociais…

Compondo para o exercício da cidadania…

O reconhecimento social e a diversidade cultural…

Há, pois, que fazer da Escola o espaço primordial para formar pessoas completas…

Que sejam capazes de reinventar a democracia de uma maneira crítica e positiva...”


(In "Crónicas Mundanas...")

Sem comentários: