A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

26 janeiro 2023

AMAR… SEMPRE AMAR!

 

                                                              (Fotografia da Internet)


"A minha vida tem sido marcada pelo amor…

Sim, claro…

Pelo meio aconteceram muitos ‘desamores’…

E também alguns dissabores…

E todos sabemos que o amor tem 'mil e uma facetas’…

Mas ‘aprendi’ com alguém que:

«O amor é a cola que cola o mundo, a vida!»

Por isso, publiquei também um livro intitulado “Amar o amor…”

Apenas uns ‘rascunhos’ de alguns momentos amorosos que experienciei…

Ou melhor, senti…

E tentei expressar por palavras…

Diga-se de passagem, ‘coisa difícil’, se não impossível…

Mas, como sempre disse, não tenho qualquer pretensão em ser poeta…

Já ser um fiel representante do amor, aí não direi que não…

Mesmo que me 'acusem' de amar o amor...

Ah! Que felicidade é viver em estado de amor….

Compreendo, alguns não entenderão…

Como explicar a esses?

Olhem…

Respirar, não é apenas agarrar e libertar o ar, mecanicamente…

É sermos e estarmos permanentemente conscientes desse ato sublime…

Até diria mais, divino!

Pois, existir, viver… É exatamente o mesmo…

É submeter-nos a esse mistério… Amando-o…

É que se ainda não perceberam…

A vida é frágil… Passível…

Sobrenatural... Sensível…

E só através do amor poderemos despertador todos os sentidos…

Quantos de nós já comprovámos que…

Quando o amor está ausente, a nossa vitalidade esmorece…

Aquela força que necessitamos para viver em plenitude…

Só se obtém, amando…

Amar significa abrir-nos…

Romper o círculo do isolamento…

Estar plenamente connosco e com o outro…

Mário Quintana diz que «o amor é quando a gente mora um no outro»…

Sim, posso comprovar…

E alguns de vós também concordarão:

Nós os que amamos desalmadamente, somos, de certa maneira, mais vulneráveis…

Não podemos fazer de conta…

E claro, o amor expõe-nos também com maior intensidade ao sofrimento…

Como disse António Lobo Antunes:

«Há só uma maneira de não sofrer: é não amar»…

Pois eu cá… Ainda que sofra…

Prefiro continuar a amar!"


(In "O amor... Sempre o amor...")

Sem comentários: