A POESIA... É DO LEITOR...

“O poeta inspira-se… A poesia nasce… O que fica a faltar? Lerem-me, caros leitores! Leiam-me como se eu fosse o vosso último alimento… Leiam-me como se não houvesse amanhã… Leiam-me e extraiam de mim a vossa derradeira inspiração… Leiam-me como se eu fosse o céu que vos sustenta… Ou, simplesmente… Como se eu fosse apenas um outro alguém… Ainda que sendo eu simples poesia... Leiam-me... Para que eu passe a fazer também parte de vós…”

26 outubro 2022

DA PALAVRA… À POESIA…

 

                                                                     ('Post' da Internet)


“Não, não me lembro da primeira palavra que proferi…

Mas sei que a palavra me libertou…

Pois, enquanto me alfabetizava, desterrei-me de múltiplos conteúdos…

É que a escola sistematiza-nos, formata-nos…

Daí descobri que a palavra é um instrumento poderoso…

Tanto para a expressão, como para reagir a qualquer tipo de opressão…

E da palavra passei para a poesia…

A poesia fala do sentimento e do que nos vai na mente…

E com ela tenho tentado unir a emoção com a razão…

Mas não com formatação, apenas com intuição…

A descoberta da poesia foi, pois, para mim a descoberta da palavra e do seu poder…

Não a palavra fria do dicionário, até porque dessas conheço poucas…

Sou mais adepto daquelas palavras do quotidiano… Do mundano…

As palavras vivas da experiência, da existência, do confronto com a vida…

E eu, que apenas sinto…

Consegui através da poesia…

Fazer o lugar do pensamento do meu coração…”


(In "Crónicas Mundanas...")

Sem comentários: